Dia Mundial da Fotografia: José Hevia por Ábalos + Sentkiewicz Arquitectos

José Hevia é graduado em Belas Artes pela Universidade de Barcelona e se especializou em fotografia de arquitetura em 2003. Nesta ocasião, apresentamos o depoimento de Iñaki Ábalos sobre o fotógrafo.

Dia Mundial da Fotografia: José Hevia por Ábalos + Sentkiewicz Arquitectos  - Mais Imagens+ 1

Em comemoração ao Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto), gostaríamos de agradecer aos fotógrafos que dão vida às obras de arquitetura que publicamos diariamente. Pedimos o depoimento de 20 arquitetos que se tornaram referências ao trabalho de alguns dos fotógrafos que mais admiramos. Aqui, Iñaki Ábalos, do Ábalos+Sentkiewicz escreve sobre o trabalho de José Hevia.

Para mim e Renata Sentkiewicz trabalhar estes últimos anos muito próximos de José Hevia foi uma experiência além da de possuir "boa fotografias" de nossas obras; supõe uma forma diferente de ver a obra construída, contar com um colaborador e um crítico, um estímulo extra permanente.

A última colaboração que desenvolvemos com ele no Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza, comprova a importância que nossa obra adquiriu do saber olhar. Graças a seu talento e a sua formação artística (não é por casualidade que é licenciado em Belas Artes), o labirinto visual que propomos juntos da SIO2 para desenvolver a ideia do interior da cultura mediterrânea se transformou numa experiência arquitetônica ilusionista integral.

Seu trabalho modela um interior de interiores que permite conviver aos instrumentos tradicionais da Arquitetura (paredes, portas, circulações, cor, luz...) e aos instrumentos da fotografia. Gera um meio que fala por si mesmo, tornando desnecessária a argumentação, que nos permitiu quase eludir as palavras numa Bienal, que se há algum defeito, é o da proliferação de palavras frente a necessidade (e escassez) de propostas. José Hevia permite criar Arquitetura com Fotografia, eludindo o protagonismo de um ou outro em favor do coletivo e do múltiplo, todo um luxo que se cria, além do prazer que é trabalhar com ele.

Seguiremos...

Iñaki Ábalos

Você pode ler a entrevista com José Hevia que publicamos em nossa sessão Fotografia e Arquitetura.

Veja aqui os outros fotógrafos que homenageamos no Dia Mundial da Fotografia.

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Dia Mundial da Fotografia: José Hevia por Ábalos + Sentkiewicz Arquitectos " 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625703/dia-mundial-da-fotografia-jose-hevia-por-abalos-mais-sentkiewicz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.